terça-feira, 1 de julho de 2014

Quando há maldade, merece-se resposta!

Eu sei que o Verão chegou, mas parece que veio constipado. Mas também sei, que não somos nós que mandamos no tempo!
Eu sei que é frustrante chegar a Portugal e ter o mesmo tempo que a fria Alemanha (que até tem tido melhor tempo), mas mais uma vez, nós não temos culpa.

Aguentar as inúmeras piadas sobre o tempo, aguentar as inúmeras perguntas se irá melhorar já daqui a meia hora, faz parte do meu trabalho, mas quando a reacção ao mau tempo ultrapassa a boa educação, fica difícil manter a calma. Será assim tão impossível entender que o Guia não tem poder de decisão no tempo que faz? Será assim tão insuportável? Será razão para tentar tornar o dia de todos quanto estão no mesmo autocarro num dia mau?

A minha primeira reacção é sempre dizer-lhes que o tempo somos nós que o fazemos, porque devemos estar felizes, quer faça chuva ou sol, mas há outros momentos, quando a pessoa está já a ser maldosa com intenção, que não dá para ficar por essas palavras simpáticas, que temos mesmo de colocar a pessoa no seu lugar.
Eu adoraria ter a esperteza para dar respostas como as seguintes, às pessoas com intenções menos boas. Digam lá se não é de aplaudir?

1 - Perante um dia cinzento, diz a senhora: "Que catástrofe! Isto é mesmo uma catástrofe! Como podemos passar um dia assim?" E insistia na catástrofe e na responsabilidade da Guia perante tal catástrofe!
Resposta: "Sabe o que é uma catástrofe? Catástrofe é o telefonema que recebi há pouco, de uma amiga, que foi buscar os resultados de um exame médico e descobriu ter cancro. Isso é uma catástrofe."
Silêncio seguido de um imediato pedido de desculpas.
Eu só queria aplaudir, porque as pessoas não têm noção das tragédias que acham que vivem na vida!

2 - Dia cinzento, diz o senhor: "É este o tempo que encomendas para nós?", atenção que isto não foi dito com ar simpático, troceiro, de quem brinca porque sabe que não podemos fazer nada. Foi dito com má intenção, mau humor, com vontade clara de culpar a Guia, foi dito a toda a hora e a todo o momento.
Resposta: "Mas diga-me uma coisa, na Alemanha podem encomendar o tempo? É que tem de dizer-me onde, porque realmente dá muito jeito. É pela internet?". Silêncio para sempre.
Aplausos da minha parte!







Sem comentários:

Enviar um comentário