segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Esperar o inesperado

Por vezes em conversas com amigos, quando lhes digo que ainda não sei qual vai ser o programa do meu grupo no dia seguinte, a reacção é de surpresa e de nervosismo da parte deles! Sim, eles dizem-me que se estivessem no meu lugar não conseguiriam, porque não saber o que é suposto fazer dali a 12 horas é muito stressante!

Ora bem... bem vindos ao meu mundo! Ao mundo dos Guias Oficiais! Muitas vezes o programa chega às nossas mãos apenas na noite anterior à chegada do grupo e se algumas vezes fazemos "glup", nas outras, já nem pensamos nisso.

Desta vez era suposto estar em stand by no cais. O que é que isso significa? Se um colega tiver algum problema e não conseguir ir trabalhar, o guia que está em stand by fará o tour que teria ficado sem guia! Sim, um tour qualquer, de Lisboa, a Fátima, a Évora, a Sintra, o que for preciso.

Confesso que estava esperançada que ninguém falhasse, são já tantos os dias seguidos a trabalhar que ansiava por um dia praticamente livre.

Mas não, a Vida tinha outros planos. Ainda estava a sair do metro quando ligam-me da agência a informar que uma colega iria faltar, logo teria de ir fazer o tour de Lisboa com eléctricos!

Portanto, aquele dia que era suposto eu estender os pés no sofá ficou assim: tour de eléctrico com direito a avarias na linha, 5 pessoas de bengala clientes com diabetes que não souberam calcular os tempos de comida e muito calor.
Mas se pensam que a frase seguinte inclui as palavras "que dia horrível", enganam-se! Este grupo foi maravilhoso. Perante tantos supostos contratempos eles sorriam, arranjavam soluções, ajudavam, foi fantástico! Divertimo-nos muito, mesmo muito.

Fica aqui uma lição: a Vida é a reacção que temos perante o que nos acontece!


Sem comentários:

Enviar um comentário