terça-feira, 11 de setembro de 2012

Beber das palavras

"... vossa excelência sabe que na Idade Média os carrascos utilizavam máscaras para não serem mais tarde reconhecidos e para ninguém se vingar deles? E sabe que nos tempos que correm os carrascos já não precisam de usar máscaras e recebem ainda um ordenado fixo do Estado?" 

"o meu pai trabalhava num notário (...) o meu pai não tinha tempo para estar comigo e não tinha tempo para reler os contratos que era obrigado a redigir. o meu pai aproveitava os momentos antes de eu dormir para me ler alto os contratos e assim verificar erros, e eu cresci a pensar que as histórias infantis tinham sempre dois lados, o lado da direita e o da esquerda, dois outorgantes, e que um só dava uma coisa em troca de outra. só mais tarde percebi que isto acontecia mesmo na vida real - o dá e recebe - e só nos livros infantis é que se dava algo sem querer receber nada em troca" 

"O senhor Henri disse: o telefone foi inventado para as pessoas poderem falar afastadas umas das outras.
... o telefone foi inventado para afastar umas pessoas das outras.
... é exactamente como o avião.
... o avião foi inventado para as pessoas viverem afastadas umas das outras.
... se não existissem aviões nem telefones as pessoas viviam todas juntas.
... isto é uma teoria, mas pensem bem na teoria.
... o que é preciso é pensar no momento em que ninguém espera.
... é assim que os surpreendemos."

- Gonçalo M. Tavares, O Senhor Henri

Sem comentários:

Enviar um comentário