terça-feira, 23 de outubro de 2012

Em Nome da Terra

"lembro-me de que estavas a fazer malha e continuaste a fazê-la para o destino se ir embora ou tornar-se mais doméstico."

"o que é grande acontece no eterno."

Queria escrever aqui mais e mais partes deste livro magnífico, mas ao tentar escolher pensamentos percebi que as pequenas partes que eu possa escolher não farão jus da sua grandeza, mesmo sendo as partes tão grandes.

Aconselho a lerem. Fala-nos do amor "quero é estar contigo no nada de tudo o que acontecer. Saturar-me da tua presença. E ver-te.", ao porquê do nosso destino "tudo no universo tem um destino que é seu, vós nem sequer sabeis qual é o vosso porque antes de perguntardes já vos albardaram com um outro", à velhice nos asilos onde está "cá imensa gente a repousar / era tudo gente aposentada de ser gente", à doença, à religião "o Cristo socialista", à decisão, à piedade "e houve logo gente à volta para ter pena do que dói aos outros", ao desejo "deixa-me ser só futuro, o presente que espere", ao saber, ao ser pai, ao ser filho, à beleza, às angústias, ao divino, à noite, à lei e aos costumes "o universo não tem razão, o universo é estúpido. Mas há a moral e os costumes e o Estado que os põe em alíneas e parágrafos. Os costumes, que costumes? O costume era atirar ao Taígeto abaixo as crianças com defeitos de fabrico, e casamento com manu que durou imenso tempo até ao sine manu", ao escrever recordando a vida para se preparar para a morte num corpo mutilado.


"olho-te agora na memória legenda"

"mas tinha sempre um riso maior do que a vida"

"e estou farto de me complicar no que é mais simples do que eu"

São palavras como as deste homem que merecem ser lidas.

Vergílio Ferreira, Em Nome da Terra


6 comentários:

  1. Amei a foto e o texto :) Sou fascinada por Vergílio Ferreira, a minha tia teve o privilégio de estar com ele e conhecer a sua casa mais do que uma vez por motivos profissionais. Estou sempre a tentar saber mais e mais sobre ele :)

    ResponderEliminar
  2. Cátia, sempre especial ler cada palavra tua, quanto mais quando ilustradas com contextos tão imponentes. Mesmo sob uma noção ainda muito vaga, já está na minha top list :)
    Obrigado por cada partilha. Um beijinho*

    ResponderEliminar
  3. beijos e obrigada a vocês por me lerem :)

    ResponderEliminar
  4. Olá Cátia! É o livro que ando a ler! É maravilhoso e muito intenso, há momentos que só consigo ler 2 páginas... boa escolha!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. como te entendo. Há momentos em que lemos e temos mesmo que parar, fechar e ficar a pensar porque nos deixa tão cheios. Ou mais ainda, apetecia era poder conversa com ele!!

      Eliminar