terça-feira, 23 de abril de 2013

Ler o programa

Nunca entendi porque compra uma pessoa um tour sem ler o que está no programa.
Quando chega e repara que afinal não vai onde queria mesmo ir ou que o programa não inclui tempo livre e o que queria mesmo era fazer compras, fica extremamente furioso e zangado sem razão.
Sugestão: ler o programa do tour e, se for de encontro ao que deseja, adquirir!

Nos primeiros anos de trabalho eu ficava muito nervosa quando estas situações aconteciam, depois aprendi que o erro não é meu, nem da agência que organizou o tour.  O erro é simplesmente da pessoa que comprou o tour e não leu. Há tantos tours diferentes, certamente um adapta-se ao que procura, basta ler.
A forma de me proteger de comentários rancorosos que exigem uma solução imediata como se eu estivesse a fazer algo é:
- tal como diz no vosso programa agora vamos visitar isto ou aquilo, ou agora temos tempo livre!

É a frase chave! A palavra mágica, porque assim percebem logo que a falha partiu deles.

A semana passada tive mais um exemplo de uma situação assim. Chegados ao momento da pausa para café anunciei que tal como estava no programa iriamos parar 20 minutos para tempo livre.
Reacção imediata de um grupo de 4 pessoas: gritos histéricos a dizer NÃO!!! (acreditem que não estou a exagerar, eu dei um salto no meu banco e o motorista que não percebia alemão perguntou-me logo o que é que eu tinha dito para que houvessem estes gritos!)
Como a reacção foi tão imediata perguntei ao grupo se ninguém queria parar para o tempo livre (obviamente não vou obrigar um grupo inteiro a fazer algo que não quer), mas o resto do grupo disse SIM!!!
Informei que havendo pessoas que queriam e estando no programa, teria que fazer a pausa.
As 4 pessoas vieram com cara muito zangada dizer que tal paragem não se admitia, que iriam de táxi de volta ao navio pois o que eu estava a fazer iria atrasar a chegada deles a outro tour que tinham à noite.
Eu, muito calmamente, fui buscar o programa e mostrei aos senhores os horários do tour, de cada paragem e a hora de chegada ao navio. Acrescentei onde era a paragem do táxi.

Reacção: silêncio, um aceno de cabeça e foram embora.

Por favor, quando viajarem se comprarem tours, leiam os programas!

Sem comentários:

Enviar um comentário