terça-feira, 19 de março de 2013

Carlos Relvas - conhecem?

Quando se fala na Golegã pensa-se imediatamente em cavalos, mas sabiam que essa cidade preserva um pequeno tesouro da nossa história que está ligado sobretudo ao mundo da fotografia? A Casa-Museu Carlos Relvas.

Carlos Relvas viveu na segunda metade do séc XIX, vindo de uma família abastada ligada à agricultura. No entanto não se restringiu a esse meio, este homem tinha vontade de saber e ainda mais de aplicar esse saber. Aprendeu línguas, sabia tocar piano, montar (não fosse filho da região!), adorava ciência e invenções e acima de tudo a fotografia - algo completamente novo na altura. Dono de vastos terrenos, tinha a sua casa onde hoje é a Câmara Municipal e até uma praça de touros privada (cujo dinheiro revertia para caridade), onde hoje se situa um hotel. 
A paixão da fotografia levou-o a construir um estúdio perto da sua casa e da praça de touros, por lá passava horas e dias!
Carlos Relvas considerou-se sempre um fotógrafo amador, pois não recebia dinheiro pelas fotografias, mas a verdade é que foi distinguido com prémios reconhecidos pelo mundo fora, dos Estados Unidos até França onde ganhou a medalha de ouro da fotografia na Exposição Universal de Paris em 1889! O Retrato era a modalidade que preferia, fotografou desde mendigos até à Família Real. 
No seu estúdio criava cenários riquíssimos e completos, mandava vir a mobília de Paris através de um catálogo. Deixou um acervo de cerca de 12000 fotografias! 
No estúdio tinha as salas de impressão, as câmaras escuras, todo o material necessário. O primeiro andar é talvez o que mais fascina: completamente envidraçado, apetrechado com um sistema de cortinas e roldanas para poder "brincar" com a luz (o flash e os reflectores de hoje em dia)!
Nesse espaço encontramos os primórdios do photoshop e do 3D!
Deixo-vos uma imagem do Estúdio, que mais tarde veio a ser a sua casa, mas para saberem mais desloquem-se até lá e aprendam com os guias do museu. Vale muito a pena.

E para aguçar ainda mais a curiosidade, Carlos Relvas inventou um colete salva-vidas de cortiça e um barco salva-vida que nunca virava, chamado o Sempre em Pé. 
E sabem quem era um dos seus filhos?
José Relvas, aquele imortalizado numa foto durante a implantação da República!



Sem comentários:

Enviar um comentário