quarta-feira, 6 de março de 2013

Insistir por teimosia

Creio que nenhum Guia sabe explicar o porquê, mas na maioria das vezes, quando vamos  receber o grupo pela primeira vez, conseguimos identificá-lo ainda antes das pessoas nos fazerem aquele sinal que diz que são eles quem nós esperamos.

Um dia estava nas chegadas do aeroporto com o cartaz na mão à espera do grupo. O avião aterrou, passou a meia hora da praxe para surgirem os primeiros passageiros. Como esperava um grupo de 40 pessoas e respectivo tour leader, sabia que teria de esperar mais, pois normalmente em grupo, espera-se que todos recolham a bagagem e só depois sai-se. Passaram mais 20 minutos quando surgiu um grupo liderado por um  casal e a procurar uma placa. 
Como de costume movimentei logo a placa, porque apesar de estarmos mesmo ali na frente, muitas e muitas vezes as pessoas não nos vêem e nem lêem o que está escrito nas placas. 
Eles olharam, eu sorri, tinha a certeza que eram eles, mas nada. Nenhuma reacção de "sim, é esse o nosso nome". Pararam, o tal senhor percorreu com o olhar as placas todas, andou para a esquerda, para a direita. Eu e os colegas começamos a dizer os nomes dos nossos grupos, numa tentativa de ajudar. Mas não, ele dizia que não. 
Os 40 já bloqueavam a porta, o segurança teve que pedir para se dirigirem aos bancos e apenas um tentar solucionar a situação. 
Apesar do senhor ter dito que nenhum de nós seria  guia, eu fiquei mesmo com a sensação que eram eles e comentei com os colegas. Decidi, assim, ir ter com ele e perguntar se não seria eu a guia que estavam à espera, pois talvez eu tivesse a placa com um nome que eles não esperavam ver (por vezes nós temos a placa com o nome da agência e eles esperam ver o nome do grupo ou vice-versa e essa situação causa algumas confusões). Insisiti, disse o nome da agência, do grupo que me indicaram, inclusive disse o programa e o hotel.
O senhor dizia que não.
Voltei para o meu "posto" à espera que o grupo aparecesse, pois no entretanto o meu grupo não aparecia. Aguardei uma hora e meia. Nenhum grupo saía e o tal senhor com os 40 continuava também à espera.
Eu e os colegas comentavamos, já tinhamos a certeza que eles eram o meu grupo, mas se eu já tinha perguntado e explicado, não podia obrigá-los a ir comigo!
Passou mais meia hora, nada, mais 15 minutos, nada. Voltei ao senhor.
Desta vez tentei outra abordagem, perguntei o que iriam eles fazer e o que lhes tinham dito que iria acontecer quando chegassem ao aeroporto de Lisboa. A informação deles era exactamente igual à minha. Disse-lhe que provavelmente era eu, insisti no nome da agência, no programa, no hotel e no porque é que ele achava que não era eu.
Ele responde que não reconhecia o nome da agência, nem do grupo, portanto que seria uma coincidência.
Voltei ao recinto de espera dos grupos. Ninguém aparecia. Fui ao balcão de informação e disseram-me que já todas as malas tinham sido recolhidas. Liguei para a agência a explicar a situação. Pediram-me para aguardar mais um pouco que iriam contactar a agência estrangeira.

Vinte minutos depois o senhor vem na minha direcção:
"Afinal é você!"

Afinal ele foi verificar os papéis após receber uma chamada e não é que estava lá escrito o nome que eu tinha na placa?



Sem comentários:

Enviar um comentário