segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Porco? Perú?

Há certos grupos que trazem consigo um tour leader - o chefe do grupo. Este pode ser um guia estrangeiro, alguém da agência estrangeira ou o cliente que fez o pedido da viagem.
O tour leader é o representante da agência que contratou a agência portuguesa e como tal zela pelo cumprimento do programa. Verifica se tudo está como planeado e se os seus clientes estão satisfeitos. Por norma, trabalha em cooperação com o guia local, para que tudo possa acontecer da forma mais leve e prazerosa possível...

Uma noite, num restaurante de Fado em Lisboa:
menú - entradas, sopa, prato principal: perú, sobremesa, café.

o grupo sentara-se, estavam satisfeitos, uma das fadistas já tinha cantado. Chegara a hora do prato principal - o perú. Todos são servidos. Passado um pouco as luzes baixam, sinal de que o Fado recomeçaria, o silêncio na sala vai chegando e eis que a minha tour leader ergue-se da mesa, bate com toda a força possível com as mãos no tampo da mesma e grita "Catia il y a un problème!!!!!!"
O restaurante inteiro vira-se na minha direção. O silêncio ficou total.Eu congelei. Que seria tão grave para esta reação? Aproximo-me.
"Este senhor não pode comer porco e nós estamos a comer porco"

pois... não... estão a comer perú. Tentar convence-la de tal? Foi tarefa árdua. Mostrei-lhe que no menú estava escrito perú, que foi isso que lhes foi apresentado, algumas pessoas do grupo confirmaram que era perú, mas ela... depois de tudo aquilo... não aceitava que assim fosse.
Quis chamar o chef! "É perú, mas se o senhor não quiser, eu posso preparar outra coisa"

e o senhor, calado, envergonhado, que já fazia sinal a dizer que só tinha perguntado se era porco porque era alérgico, só dizia "não tem problema, eu como, eu como".

O chef voltou para a cozinha, o senhor adorou o perú e eu por vezes ainda ouço: "CATIA"

Sem comentários:

Enviar um comentário