quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Primeira e última vez? diamantes


Em 2010 estive a trabalhar para o Mundial de Futebol na África do Sul.
Não exerci a função de guia, mas a de project manager, ou seja, eu era responsável pela gestão do programa escolhido pelos diferentes grupos. Certificava-me de que tudo o que estava planeado, acontecia. Cada grupo tinha o seu guia para as explicações locais e eu geria o todo: saídas de hotel, passeios, bilhetes, horas das refeições, ida para o os jogos, guias, autocarros, pedidos extras, etc.

Certo dia, durante o tempo livre para compras, no jogo da final, um dos clientes pediu ao seu guia para o ajudar numa compra específica: comprar 2 anéis de diamantes!!!!!
Precisava do guia para fazer a tradução da compra. No entanto perguntou-me também se eu poderia ir, pois as minhas mãos eram muito parecidas com as da sua filha!
Experimentar diamantes? Confesso, com todos os dilemas morais associados a diamantes...Fui! eh eh eh
Entramos numa das melhores joalharias de Joanesburgo.
O ambiente torna-nos logo pequeninos, ou com medo de partir alguma coisa! Convidam-nos a sentar em cadeiras estofadas de veludo, ouve-se música clássica, muitos sorrisos e educação. A senhora pergunta o que procura para tentar levar à escolha do anel perfeito. Pedras maiores ou mais pequenas, muitas ou uma só, qual a origem dos diamantes, o tipo de corte, a cor, eu sei lá!
20 minutos depois de todos estes pormenores servem-nos champanhe!
Milhões e milhões passaram nos meus olhos. A loja... não estava propriamente vazia. Sacos saíram dali.
A certo ponto o senhor pede-me então que experimente uns quantos anéis. E eu... lá fiz o sacrifício. Quatro, foram quatro os anéis que coloquei no anelar direito.
"Qual gosta mais?" Por instantes fingi que a pergunta era verdadeiramente para mim. E escolhi o que gostava mais. Ele viu e observou e reviu e acabou por levar para a sua filha o que eu mais gostei. Era realmente simples e bonito. Suspiro. Espero que tenha gostado.

A seguir foi a escolha do anel para a esposa. Enquanto escolhia diz-nos assim: "Quero o melhor. No meu aniversário a minha esposa ofereceu-me uma noite com outra mulher, acho que é um bom presente de agradecimento ou não?"
A nossa resposta foi: olhos bem abertos e silêncio! Seguidos de: "sim, sim!"

como é que dizia mesmo a Marylin?????

A verdade é que saí da loja a pensar:
- diamantes são verdadeiramente bonitos e qualidade é qualidade
- depois lembrei-me do filme Blood Diamond
- e por fim pensei: as relações humanas... realmente cada um sabe de si e encontra o seu modo de ser feliz.

3 comentários:

  1. Eu não sabia desta!!!!!!!!!!!!!! Que lindo!!! Ai Cátia, só tu com estas histórias!!

    ResponderEliminar
  2. Amor (excêntrico) com amor (excêntrico) se paga! Estive em Joanesburgo no tempo em que ser branco era ser rei (ou rainha)... mas não tive a sorte dum convite desses! Não terá ainda a durabilidade garantida do diamante mas ao testemunhares a estória por escrito para lá caminha! bj alexandra

    ResponderEliminar