segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Regressar ao Berço - Encontrar, Criar, Sentir e Rensacer

No final do século X após a morte de Ermegilde Mendes, a condessa Mumadona Dias, funda um mosteiro nas terras de Vimaranes. Rapidamente, devido à fertilidade da terra, cresce um povoado e à sua volta é construída uma muralha para protecção do mesmo. Este é o início de Guimarães e a estátua da condessa encontra-se ainda na cidade.
Em 1095 os mouros encontravam-se já na Península Ibérica. As terras do norte de África estavam em constantes batalhas e alguns mouros, devido à proximidade geográfica e a um clima semelhante passam para a península e instalam-se aí. Aos poucos subiram em direcção ao norte e invadiram os territórios ibéricos.
Por sua vez, os cristãos da península refugiam-se, agrupando-se a norte, organizando mais tarde a Reconquista dos territórios perdidos para os mouros.
O rei Afonso de Leão governava o condado mais importante da Península Ibérica e é a seu pedido que os Cruzados do sul da França chegam à Península Ibérica para ajudar na Reconquista Cristã. Como recompensa pela ajuda e pelas vitórias são lhes oferecidas terras. A D. Henrique de Borgonha, casado com D. Teresa filha de D. Afonso de Leão é entregue o Condado Portucalense: um território entre o rio Minho e o rio Douro. Aí nasce o filho deste casal: Afonso Henriques em 1109, três anos depois o Conde D. Henrique morre e D. Teresa fica responsável pelo Condado.
Afonso cresce e segue o sonho de seu pai: tornar o condado independente de Leão e Castela deixando de prestar vassalagem e de pagar impostos a esse outro reino. Afonso almejava total autonomia e liberdade. No entanto a sua mãe era contra, diz-se que tinha como amante o Conde de Trava e por isso defendia a aliança com Leão e Castela.
Afonso não desistiu e conseguiu reunir apoiantes. Em 1128 dá-se a Batalha de S. Mamede: filho contra mãe. Afonso ganha e toma o poder do condado Portucalense nas suas mãos.
Em 1139 na batalha de Ourique começa a reconquista dos territórios aos mouros para sul e ao vencer D. Afonso Henriques passa a afirmar-se "Rei de Portugal" e começa assim o início da formação de Portugal.
Em 1143, no Tratado de Zamora, o rei de Leão reconhece D. Afonso Henriques como rei de Portugal e em 1179 o Papa Alexandre III, através de uma bula reconhece Portugal como reino independente. O reconhecimento mais importante.
Guimarães era a capital do reino, ainda hoje chamada o Berço da Nação.

2012 - Guimarães é a Capital Europeia da Cultura. Edifícios privados e públicos, ruas, largos e praças, ganham ainda mais vida e abrem os braços para acolher todos os portugueses e visitantes de fora. De 21 de Janeiro a 21 de Dezembro Guimarães será um palco de visita obrigatória. Fotografia, cinema, música, conferências, dança, teatro, história, passado e presente.
Não perca esta oportunidade. Toda a festa divide-se em 4 ciclos: de Janeiro a Março "Encontrar", de Março a Junho "Criar", de Junho a Setembro "Sentir" e de Setembro a Dezembro "Renascer".

deixo-vos o site: http://www.guimaraes2012.pt/

A festa começa sábado 21 de Janeiro às 18h00 com La Fura dels Baus. Promete!

1 comentário: