sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Quinta do Monte d'Oiro


Localizada na região de Lisboa (em Alenquer), a Quinta do Monte d’Oiro é conhecida, desde o séc. XVII, como um terroir privilegiado – único e irrepetível. O desígnio do produtor José Bento dos Santos é a elaboração de vinhos de altíssimo gabarito, profundamente gastronómicos.

Com o apoio técnico do enólogo francês Gregory Viennois, a viticultura tem vindo a ser encaminhada para um modo biológico com vista à expressão máxima do terroir da Quinta. Os rendimentos de produção são mantidos muito baixos (para potenciar a concentração dos vinhos), os processos de vinificação extremamente rigorosos e os estágios em madeira decorrem nas melhores barricas de carvalho francês.
Esta filosofia tem permitido atingir, ao longo dos anos e logo desde a primeira vindima, resultados excelentes e consistentes. De facto, colheita após colheita, os diversos vinhos de José Bento dos Santos têm recebido o apoio encomiástico da Crítica e do Público, quer em Portugal, quer no estrangeiro, alcançando inúmeros prémios e distinções (de que são exemplo os 5 “Prémios de Excelência” da Revista de Vinhos; as 11 presenças na selecção “Os Melhores do Ano” do crítico João Paulo Martins; os 20 vinhos classificados no “Top 100” da revista Wine; o melhor vinho da Península Ibérica; ou as 10 classificações por Robert Parker na restrita categoria dos 90-95 pontos – “outstanding”).
Os vinhos da Quinta do Monte d’Oiro estão presentes em importantes mercados internacionais (como Espanha, França, Reino Unido, Holanda, Suécia, E.U.A., Canadá, Brasil, Angola e China) e nas Cartas de Vinhos de alguns dos mais famosos restaurantes europeus, americanos e asiáticos (Alain Ducasse, Gordon Ramsay, Danny Meyer, Four Seasons, MGM).

Dos 42 ha da propriedade, apenas 15,5 ha foram replantados com as castas Syrah, Viognier e Petit Verdot, importadas directamente das suas regiões originais em França, e com as castas portuguesas Touriga Nacional e Tinta Roriz.



A partir da colheita de 2006 passaram a existir duas famílias de vinhos: Família Quinta do Monte d’Oiro e a Família Originals de José Bento dos Santos, vinhos da autoria do produtor.

Desde o Reserva (que se tornou a expressão máxima do terroir da Quinta do Monte d’Oiro, este topo de gama é um vinho de classe mundial, reconhecido pela Crítica internacional como o melhor Syrah da Península Ibérica. Excelente e consistente, já conquistou 3 vezes o “Prémio de Excelência” da Revista de Vinhos e já 7 colheitas integraram a selecção “Os Melhores do Ano” do crítico João Paulo Martins), passando pelo Madrigal ou o Lybra, até aos vinhos do produtor como o Têmpera e o Aurius, a escolha é larga e deliciosa.

Mas esta Quinta não é um espaço fechado só à produção do vinho. As portas estão abertas e pode vir conhecê-la, sozinho ou em grupo, realizando um dos cursos ou fazendo uma das provas de vinho.
Tem muito por onde escolher.




Se ainda não provou, comece hoje.






Sem comentários:

Enviar um comentário