segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Os cadeados do amor chegam a Lisboa


Quem já visitou Paris nos últimos anos reparou certamente nos cadeados colocados em algumas das pontes sobre o Sena. 
São cadeados de amor! De forma a selar o amor entre um casal, entre pais e filhos ou mesmo entre amigos as pessoas colocam um cadeado na ponte e atiram a chave ao rio (ou numa versão menos poluente, guardam-na consigo) para selar para todo o sempre esse amor.
Este fenónemo tem origem num romance do escritor italiano Federico Moccia, onde as personagens principais colocaram um cadeado na Ponte Milvio em Roma e atiraram a chave às águas do rio Tibre.
Em Paris, o ritual começou em 2008 na Pont des Arts e com o passar dos anos "invadiu" tantas outras pontes. É maravilhoso e curioso reparar no tamanho dos cadeados, nos detalhes de alguns, nas diferenciações, nos escritos. E praticamente torna-se impossível não deixar lá um!
Actualmente o "movimento dos cadeados do amor" espalha-se pelo mundo. Já há registos em pontes em Marrakesh e Shangai e agora ... Lisboa!
Estava a meio de uma visita de Lisboa, no Miradouro das Portas do Sol, a explicar a vista sobre Alfama quando reparo nuns tímidos 3 ou 4 cadeados perto de mim. Lembrei-me imediatamente de Paris! Percorri o resto do corrimão e não é que havia mais?
Não são muitos, mas confesso que agradou-me muito a ideia dos cadeados do amor em Lisboa. Tendo em conta que não temos pontes como Roma ou Paris, adorei a ideia de colocarmos nos ferros forjados dos nossos miradouros.
No vosso próximo passeio vão até lá. E já que estamos no mês dos namorados, podem sempre ir selar o vosso amor sobre o charme de Lisboa!

Em Paris está assim!

E em Lisboa ficará igual?





4 comentários:

  1. Acho muito legal a ideia, a próxima vez que passar por lá, vou deixar um também! ♡

    ResponderEliminar
  2. Também era muito engraçado fazerem uma versão para a amizade (Cadeados da amizade).
    Ainda sou capaz de ir la e colocar um cadeado mas a dizer amizade...

    ResponderEliminar
  3. Mas há muitos que são de amizade. Amizade é no fundo uma das formas mais lindas de amor :) Vão lá colocar!

    ResponderEliminar
  4. As autoridades têm que os retirar devido ao imenso peso que acumulam.
    Talvez fosse do interesse público promover a construção de uma estrutura própria para isso.

    ResponderEliminar