sábado, 25 de fevereiro de 2017

Forte da Cruz

Aquela construção que parece um pequeno castelo sobre a praia do Tamariz no Estoril, é o Forte da Cruz. Foi mandado construir sobre as ruínas de um outro forte do século XVII, que fazia parte da linha de fortalezas que defendia a costa do Guincho até Caxias. A função maior dessa linha de fortalezas era defender a entrada de Lisboa, a capital do reino.
O nome desse primeiro forte era Forte da Cruz de Santo António d'Assubida, e destinava-se a "cruzar fogo" com um outro forte, de que já não há qualquer vestígio. 
Em 1893, João Martins de Barros compra o forte. Nessa época a Costa do Sol conhece um grande desenvolvimento. A família real passava férias nessa zona e assim as famílias nobres e burguesas também se deslocavam para aí. O costume de "ir a banhos no mar" começa nessa altura, pois é quando se reconhecem as propriedades medicinais das águas do Estoril e perde-se o medo de tomar banho regularmente. Até então as pessoas achavam que o banho fazia abrir os poros da pele e assim as doenças entravam no corpo! Por essa razão, tinham receio de tomar banho, essa mentalidade muda apenas nesta época.
O novo proprietário decide por uma reconstrução de influência do estilo militar italiano toscano, cujo arquitecto foi Cesar Ianz.

Mais tarde, um dos bisnetos do proprietário, Miguel de Polignac Mascarenhas de Barros, Embaixador da Ordem de Malta (única Ordem com estatuto de Soberania), utilizou este edifício como residência de Verão.

Actualmente é gerida pelo catering da Penha Longa e aqui realizam-se eventos privados, casamentos, festas. 
As salas são lindíssimas, com trabalhos de madeira, azulejos, tapeçarias, tem varandas que se debruçam sobre a praia permitindo assistir a maravilhosos espectáculos de pôr do sol! 

Eu já tive a sorte de aqui vir com alguns grupos. 
Quem sabe um dia abrem ao público, nem que seja no dia dos Museus! Fica a sugestão à entidade promotora do local!

Salão Nobre e as colegas Cláudia Brandão e Marta Cunha.

Sem comentários:

Enviar um comentário